Foto: Imprensa Polícia Civil
Foi inaugurada nesta terça-feira, em Santiago, a segunda Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul. O ato que marcou o início das atividades contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os índices de abigeato (roubo de gado) diminuíram 25,5% em todo o Estado no último ano, em relação a 2016. Essa redução estaria diretamente relacionada ao trabalho desenvolvido pela força-tarefa da Polícia Civil e pelas patrulhas rurais da Brigada Militar (BM).
Polícia recupera em Cruz Alta punhal usado no filme 'O Tempo e o Vento'
Para Schirmer, setores como o agronegócio demandam atenção especial, como iniciativas alinhadas as suas demandas específicas. O secretário disse que a Polícia Civil vem desenvolvendo um "excelente trabalho com as delegacias especializadas em crime de lavagem de dinheiro":
- A intenção do governo agora é replicar esta experiência no combate aos crimes do campo.
Ponte de Jaguari será reaberta após três anos
Segundo Wendt, as sedes das Decrabs foram definidas a partir de um estudo de viabilidade técnica, que levou em consideração fatores como o maior número de ocorrências, localização estratégica, mobilidade e logística. Criadas em 2017, as delegacias fazem parte de um esforço do governo do Estado em especializar as rotinas de investigação, visando à diminuição dos indicadores de criminalidade no meio rural. Na região, haverá Decrabs em Cruz Alta e Rosário do Sul.